Geralmente quando pensamos em móveis corporativos, logo vem à mente aquela imagem de um escritório cinza, com ilhas de trabalho e cada mesa com seu computador.
Mas isso é somente um dos vários segmentos de mobiliário corporativo.
O termo mobiliário corporativo se refere aos móveis que fazem parte de um empreendimento. Podem ser as mesas de um escritório, mas também podem ser as cadeiras e mesas de um restaurante ou as poltronas no lobby de um hotel, por exemplo.
Resistencia e Durabilidade
A grande diferença do mobiliário corporativo para o residencia lestá na frequência e intensidade de uso. Podemos entender melhor com essa simples comparação: enquanto as cadeiras da sala de jantar de uma casa são usadas apenas durante as refeições por uma mesma família, num restaurante as cadeiras são usadas por muito mais pessoas diferentes, durante longas horas de atendimento. Além disso, geralmente os restaurantes movimentam as cadeiras repetidamente seja para alterar a configuração do salão, seja para limpeza.
Essa diferença nas condições de uso obviamente afetam a durabilidade da peça.
Os móveis projetados para atender o mercado corporativo tem uma engenharia construtiva diferenciada, com sistemas inteligentes de encaixes e travas para maior estabilidade e resistência da peça. Isso sem falar no design e na ergonomia, outras variáveis importantes para o segmento.
Padronização
Ainda para o setor corporativo é importante a padronização e confiabilidade. No caso de um restaurante precisar aumentar sua capacidade de atendimento com mais mesas e cadeiras, pode ser fundamental para o negócio que as novas peças sejam iguais ao mesmo modelo inicial. Ou no caso de abertura de uma nova unidade e se queira manter a identidade.
Percepção de Marca
Mas as diferenças não param por aí. Se a decoração de uma casa reflete as preferências e personalidade de uma família, o ambiente oferecido por uma empresa influencia também a percepção de sua marca.
Cada vez mais os negócios se preocupam com a qualidade da experiência do cliente e, com certeza, o ambiente oferecido pode causar grande impacto na impressão gerada no cliente.
Quem diria que o mobiliário corporativo poderia ser uma decisão estratégica de negócio?