Moveis de MDF
MDF são painéis formados por um aglutinado de fibras vegetais colhidas da madeira pinus de reflorestamento, após ser triturada eles recebem resina sintética para formar os quadros lisos, homogêneos e de baixa porosidade. Ele é disponível em diversos tamanhos e espessuras.
Mesmo que produzido com madeira de reflorestamento, o MDF não é considerado totalmente sustentável devido à resina em sua composição que o impedem de ser biodegradável. Algumas empresas utilizam fenol-formaldeído, considerado tóxico para os seres humanos e para o meio-ambiente, sendo considerado um cancerígeno em potencial.
O pó que o material solta ao ser cortado, também é considerado cancerígeno por grupos como a Organização Mundial de Saúde e a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), por isso, deve ser mantido em níveis mínimos quando esse tipo de material for trabalhado.
Além de que, as áreas de reflorestamento comercial de pinus ocupam grandes áreas e impedem a conservação da biodiversidade local. Para essa produção ser sustentável, seria necessária uma logística reversa, onde a empresa fornecedora se responsabilizaria pela coleta para evitar que as peças acabassem em aterros, o que atualmente é inexiste no Brasil.
A principal vantagem do MDF está no preço mais baixo do que a madeira maciça, ela também é de fácil pintura por possuir uma superfície lisa e permite a colagem de lâminas para acabamento.
Por ser mais flexível, o MDF é mais frágil do que a madeira, não suportando muito peso e resistindo menos tempo a água e a umidade, sendo assim, não são boas opções para móveis em que você pretende colocar muitos itens, como estantes. Cabe pontuar também que os móveis de MDF são mais leves, porém se você precisar desmontá-lo pode ocorrer problemas para montar novamente devido a sua fragilidade.
Móveis de madeira maciça
Devido à grande variedade de espécies de árvores, há também muitas variações nas características e na qualidade da madeira para você escolher. De modo geral, móveis e estruturas de madeira maciça são conhecidos pela sua durabilidade, costumam ser resistentes a impactos, e em caso de arranhões ou riscos, é fácil consertar. Basta lixar e passar verniz ou tinta novamente e se precisar de uma restauração maior, também costuma ser possível, ao contrário do que acontece com o MDF.
Quanto à madeira maciça, é uma ótima escolha para quem preza pela qualidade, costumam custar mais caros, tanto pela nobreza dos materiais quanto pela durabilidade do produto, além da mão-de-obra do trabalho, mas é aquele tipo de móvel que passa de geração em geração. Por conta da grande variação de espécies de madeira no Brasil, há também uma boa variação de cores e texturas, podendo escolher uma que combine com o projeto de decoração da sua casa.
Cada prancha de madeira maciça é singular. Os desenhos naturais dos veios de cada peça resultam em desenhos únicos quando o móvel está pronto, especialmente quando são escolhidos totalizantes para acabamento mais claros.
Com a ajuda da tecnologia as opções são enormes, podendo entalhar e criar peças que podem ser comparadas a obras de arte ricas em detalhes sem perder a resistência, qualidade e durabilidade.
O respeito a naturalidade e beleza originais da prancha de madeira, cria a peculiaridade de que mesmo se produzido diversas vezes o mesmo modelo de produto, nenhuma peça é igual a outra. Outra vantagem é que a maior resistência da madeira é ideal, principalmente, nas peças que vão receber peso, como cadeiras, armários de cozinha e prateleiras, por exemplo. Além de possuir maior aderência a pregos e parafusos, permitindo montar e desmontar sem que o móvel seja prejudicado. Ótimo para caso ocorra alguma mudança.
Qual você escolheria para compor seu ambiente?